domingo, 14 de setembro de 2008

Dicionário básico da Saúde Mental


Alucinações: falsas percepções sensoriais não-associadas com estímulos externos reais. As alucinações podem compreender qualquer dos sentidos.

Certamente você já esteve diante de clientes com as mais variadas alucinações: visuais, auditivas, táteis e sabe que nem sempre o cliente que apresenta alucinações possui diagnóstico psiquiátrico, já que podem ser causadas também por distúrbios hidroeletrolíticos, drogas entre outros fatores.


Anedonia: incapacidade de vivenciar ou mesmo imaginar qualquer emoção agradável. Característico em clientes deprimidos.

Apragmatismo: incapacidade de realizar atos eficientes, objetivos e propositais. Atividade estéril ou ineficaz.


Apraxia: prejuízo na capacidade de executar atividades motoras.


Crise: Situação que produz desequilíbrio psicológico numa pessoa que enfrenta uma circunstância perigosa que constitui para ele um problema importante, do qual ele no momento não pode fugir e que ele não pode resolver com seus recursos habituais de resolução de problemas.


Delírios: juízo patologicamente falseado. Falsas crenças pessoais não condizentes com a inteligência ou referência cultural da pessoa. A pessoa continua a ter a ilusão a despeito da prova óbvia de que a crença é falsa e/ou irracional.


Despersonalização: alteração na percepção ou vivência do eu, de modo que o sentimento sobre a própria realidade da pessoa está temporariamente perdido.


Desrealização: alteração na percepção ou na experiência do mundo externo, de modo que ele pareça estranho ou irreal.


Doença Mental: respostas inadaptadas aos stressores provenientes do ambiente externo ou interno, evidenciadas por pensamentos, sentimentos e comportamentos que são incongruentes com as normas locais e culturais e interferem com a atuação social, ocupacional e/ou física da pessoa. Como podemos constatar o conceito de doença mental está intimamente ligado às questões culturais e as regras sociais.


Ecolalia: sintoma de linguagem. Repetição em eco da fala do outro (como papagaio).


Fuga de idéias: alteração da expressão do pensamento, variação incessante do tema, dificuldade importante para chegar à conclusão.


Hipersonia: sonolência excessiva ou busca excessiva por períodos de sono.


Humor: tônus emocional sustentado de uma pessoa que significativamente influencia o comportamento, a personalidade e a percepção.


Ilusões: percepções reais falsificadas sob o engano dos sentidos.


Labilidade emocional: mudança rápida e imotivada do humor ou estado de ânimo, sempre acompanhada de extraordinária intensidade afetiva.


Logorréia: produção aumentada de palavras. Idéias que tem de ser verbalizadas.


Negação: recusa em reconhecer a existência de uma situação real e/ou sentimentos associados a ela.


Neologismo: novas palavras que o individuo psicótico inventa, e que não fazem sentido para outras pessoas, porém possuem um significado simbólico para o indivíduo psicótico.


Perseveração: repetição persistente da mesma palavra ou idéia, em resposta a diferentes perguntas.


Salada de palavras: grupo de palavras que são colocadas juntas, de uma forma aleatória e sem qualquer significado ou lógica.


Taquipsiquismo: aceleração do ritmo do pensamento ou do psiquismo geral. Produção de idéias que supera a capacidade de verbalização.